top of page
  • Writer's pictureWagner Rodrigues

Câmara realiza Semana de Integração e Incentivo aos Jovens na Política

Ações começam com visita de alunos da Unicamp ao Legislativo


A Câmara Municipal de Limeira realiza a Semana de Integração, Conscientização e Incentivo aos Jovens e Adolescentes na Política, a primeira atividade aconteceu nesta terça-feira, 17 de junho, com a participação de alunos do curso de Administração Pública da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em visita ao Legislativo. 

A ação foi organizada pela Escola Legislativa Paulo Freire, por meio do projeto Câmara Escola (Resolução N° 843/2023). Na atividade, a diretora da instituição, Giane Boscolo, e o servidor Alexandre Stocco contaram aos jovens um pouco da história da Casa de Leis e explicaram sobre o funcionamento do Legislativo e o papel dos vereadores. Eles também tiveram a oportunidade de participar de uma sessão simulada no Plenário.

A vereadora Isabelly Carvalho (PT) abriu o evento. Ela incentivou os alunos a acompanharem os trabalhos da Câmara e destacou a importância da política no desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária.

O cidadão legislador Maurício Gonçalves Tomé Júnior, que sugeriu a criação da Semana de Integração, também participou da atividade. Ele contou aos estudantes como surgiu a ideia do projeto e da transformação que teve na própria vida após uma visita à Câmara. “Que assim como eu, que me deslumbrei com o Legislativo e quis ser como as pessoas importantes que eu vi aqui, que vocês possam dar valor a esse período de aprendizado, para que, como futuros administradores públicos, participem mais da política e cobrem mais dos seus representantes eleitos”, recomendou.

Semana de Integração

A Semana de Integração, Conscientização e Incentivo aos Jovens e Adolescentes na Política foi instituída no Calendário Oficial do Município pela Lei Ordinária Nº 6502/2020, de autoria da ex-vereadora Carolina Pontes e do cidadão legislador Maurício Gonçalves Tomé Júnior. No âmbito da Câmara Municipal de Limeira, a ação foi criada pela Resolução Nº 701/2017, também de autoria da parlamentar.

Além da visita, a Escola Legislativa programou a terceira sessão ordinária dos vereadores juniores, que acontece na próxima sexta-feira, 21 de junho, às 14h30, no Plenário Vereador Vitório Bortolan. Os trabalhos serão transmitidos ao vivo pelos canais de comunicação da Câmara no Youtube, Facebook e site.

Câmara-Escola

O programa Câmara-Escola foi regulamentado pela Resolução Nº 843/2023, de autoria da Mesa Diretora, com o objetivo de aproximar crianças, adolescentes e jovens do Legislativo Municipal e despertar o interesse deles pela vida política da cidade.

Além de conhecer as dependências da Casa e a estrutura funcional, os visitantes recebem noções sobre educação política, tudo de forma apartidária e com finalidade exclusiva de contribuir com a formação de cidadãos conscientes sobre o seu papel de agentes de transformação da sociedade.

Todas as escolas de Limeira podem agendar uma visita guiada pelo telefone: (19) 3404-7533 ou pelo e-mail: escolalegislativa@limeira.sp.leg.br.

Fotos: Cristiane Scardelai / Câmara Municipal de Limeira

3 views0 comments

Comments


bottom of page