top of page
  • Writer's pictureWagner Rodrigues

Comissão de Saúde recebe prévia de cartilha de conscientização sobre autismo

Colegiado convida Hapvida para prestar esclarecimentos sobre terapias para crianças com TEA


Com o objetivo de promover a conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), a Comissão de Saúde da Câmara, por meio da Escola Legislativa Paulo Freire, está elaborando uma cartilha sobre o tema. Um esboço do material foi apresentado ao colegiado na reunião desta quinta-feira, 4 de julho, que contou com a participação da psicóloga Patrícia Tofoli, autora do texto que será publicado.


A especialista, que também atua no Centro de Especialização Municipal do Autista (Cema), descreveu os conteúdos e a forma como são abordados na cartilha e apresentou um vídeo de um caso real que inspirou a criação do material.


O esboço aprovado pelos vereadores passará para a fase de produção e ainda não tem prazo para ficar pronto. A distribuição será feita, posteriormente, em escolas e para o público em geral. “A Escola Legislativa está na perspectiva de montar uma estratégia de divulgação do material para que ele tenha real efetividade junto ao público alvo”, disse a diretora do órgão, Giane Boscolo.


Terapias para crianças com TEA


Na última reunião o colegiado recebeu mães de crianças com autismo que fazem terapias por meio do convênio Hapvida, segundo relato do grupo, o número de atendimentos foi diminuído e os cortes não foram justificados, apesar de não haver negativa do serviço por parte do plano de saúde.


Para buscar esclarecimentos sobre os fatos, a Comissão deliberou convidar um representante da Hapvida para a próxima reunião, na quinta-feira, 11 de julho, para tratar do assunto.


Comissão


A Comissão de Saúde, Lazer, Esporte e Turismo é responsável por apurar denúncias e fiscalizar ações que tratem do Sistema Único de Saúde (SUS) e seguridade social, vigilância sanitária, epidemiológica e nutricional; segurança e saúde do trabalhador e turismo, bem como de programas esportivos, recreativos e de lazer voltados à cidade de Limeira. 


Fazem parte do colegiado os vereadores Dr. Júlio (MDB), presidente; Jorge de Freitas (PRD), vice-presidente; e José Farid Zaine (PL) secretário. As reuniões acontecem às quintas-feiras, a partir das 10h30. Todas as deliberações são registradas em ata


*Fotos: Cristiane Scardelai/Câmara Municipal de Limeira 

4 views0 comments

Comments


bottom of page