top of page
  • Writer's pictureWagner Rodrigues

Empresa Calcário Cruzeiro receberá homenagem da Câmara

Proposta é de autoria do vereador Jorge de Freitas


Durante a sessão ordinária desta segunda-feira, 1º de julho, foi aprovado o Projeto de Decreto Legislativo Nº 17/2024, de autoria do vereador Jorge de Freitas (PRD). A proposta concede à empresa Calcário Cruzeiro o Diploma de Gratidão da Cidade de Limeira e a Medalha de Mérito Cívico XV de Setembro “Ordem Tatuiby”.


Abílio Pedro, nascido em 1905 no Líbano, imigrou para o Brasil em 1923, estabelecendo-se definitivamente em Limeira em 1945. Após diversas atividades comerciais, adquiriu o Posto Santa Terezinha e abriu um posto de gasolina na Via Anhanguera. Em 1953, junto com um sócio adquire uma jazida de calcário no bairro da Assistência, em Rio Claro (SP). 


No dia 14 de abril desse mesmo ano, organiza a empresa “Pedro & Leite Ltda” e funda a “Calcário Cruzeiro”, Abílio adquire a parte do sócio em 1956. Depois vem o ingresso dos familiares como acionistas da empresa, que em 10 de abril de 1963 se transforma em “Abílio Pedro S.A Ind. e Com. Ltda.” 


Após a morte de Abílio em 1983, a esposa Vicencina e os filhos assumiram o comando, e em 1986 os negócios foram divididos, com o filho Antônio Pedro ficando à frente da "Calcário Cruzeiro". Segundo o vereador, a empresa continuou a crescer e diversificar suas operações, incluindo a agropecuária.


“O escritório se situa na região que hoje leva o nome de Parque Residencial Abílio Pedro, integrante de um grupo de bairros onde residem 20% da população de Limeira”, afirmou o proponente. Além do bairro, Abílio Pedro foi homenageado pela Câmara de Vereadores de Limeira, com o nome imortalizado na avenida principal do bairro Jardim Limeirânea.


A empresa apoia projetos de duas entidades assistenciais de Limeira, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e a Associação de Reabilitação Infantil Limeirense (ARIL).

8 views0 comments

Comments


bottom of page