top of page
  • Writer's pictureWagner Rodrigues

Inaugurada obra histórica de recuperação das galerias do Mercado Modelo

INVESTIMENTO


Limeira celebrou um marco histórico nesta quinta-feira (4) com a inauguração das galerias de águas pluviais na região do Mercado Modelo, no Centro da cidade. O prefeito Mario Botion e a vice-prefeita Erika Tank conduziram a cerimônia de entrega da obra, que contou com investimento da prefeitura de R$ 29,8 milhões. No local, foram construídos dois reservatórios: um com 6 metros e outro com 7 metros de profundidade, capazes de armazenar até 10 milhões de litros de água das chuvas. Além disso, todas as galerias de água, desde a Rua Lavapés até o Mercado Modelo, foram completamente recuperadas, garantindo maior segurança e eficiência para o sistema urbano de coleta de água das chuvas.

 


Também acompanharam o evento, os vereadores Lu Bogo, Mara Isa Mattos Silveira e Lemão da Jeová Rafá, o secretário de Obras e Serviços Públicos, Dagoberto Guidi e servidores da pasta, integrantes da Associação dos Comerciantes do Mercado Modelo e representantes da construtora que executou a obra, a Romarello Terraplenagem. 

 

Botion falou sobre a importância da ação, que possibilitou a recomposição dos subterrâneos do local, após o incêndio que, em 2020, destruiu um dos principais pontos comerciais da cidade. “Como prefeito dessa cidade e também engenheiro civil, me orgulho muito de inaugurar uma obra complexa como essa”, frisou. “Trata-se de uma intervenção necessária contra as enchentes na região”, afirmou. Ele esclareceu que está em andamento a execução dos pilares que darão sustentação ao novo prédio do Mercadão (etapa que será de responsabilidade dos proprietários dos boxes).

 

Erika Tank comentou sobre a ligação afetiva da população limeirense com o antigo centro de compras. “O Mercado Modelo é o coração de Limeira, não há morador que não tenha boas recordações desse espaço”, salientou. “É uma honra ter a oportunidade de estar aqui hoje e de participar deste momento”, completou a vice-prefeita. 

 

Os dois novos piscinões, de acordo com Guidi, irão complementar o sistema de captação do piscinão do Tiro de Guerra. O objetivo é segurar o volume das chuvas e liberá-lo lentamente, como forma de evitar alagamentos. “Foi uma tarefa difícil, encontramos muitas barreiras para executar o trabalho, pois essa região é cortada por tubulações, adutoras de água, rede de esgoto e ainda pelo córrego Lavapés”, disse. “Mas tudo isso foi vencido para entregarmos essa obra histórica”, enfatizou. 

 

RETOMADA


Em 2020, o comerciante Ronald Lucas de Godoy, de 41 anos, presenciou o negócio ser afetado pelo incêndio. “Foi muito triste ver o Mercadão atingido pelas labaredas”, lembrou. Ele contou que o pai adquiriu um box em 1978, e desde então, atuava na venda de brinquedos. “Felizmente, as chamas não atingiram nossa loja e toda mercadoria foi preservada”, revelou. 

 

Com o fechamento do espaço, ele chegou a abrir uma nova unidade, na Rua Barão de Cascalho. A empreitada durou apenas 1 ano, o movimento não foi o esperado e ele fechou as portas. Como presidente da Associação dos Comerciantes do Mercado Modelo, ele disse estar “muito satisfeito” com a possibilidade de retomar o antigo negócio. “A prefeitura cumpriu todas as promessas e em breve teremos o Mercadão funcionando novamente”, destacou Godoy. 

 

Texto: Cibele Gianechini

Fotos: Adilson Silveira

9 views0 comments

댓글


bottom of page