top of page
  • Writer's pictureWagner Rodrigues

Selo comemorativo dos Correios homenageia o Real

Moeda marcou o fim de um processo inflacionário crônico de mais de 25 anos; a peça postal comemorativa está disponível na loja virtual e nas principais agências da estatal


Os Correios lançaram essa semana um selo em homenagem aos 30 anos do Real. A escolha do tema foi uma iniciativa do Ministério das Comunicações. A pasta pode incluir até cinco novos selos comemorativos no Programa de Selos Postais (PSP) anual já homologado. Essa inclusão acontece por decisão do próprio ministro.


“O selo representa uma valorização do patrimônio cultural no Brasil. Nosso país já foi premiado internacionalmente várias vezes. O selo tem seu papel social e retrata de forma ilustrativa os principais fatos que marcaram nosso país. Não deixa de ser uma forma de aprendizado e o Plano Real não poderia ser esquecido”, disse Juscelino Filho sobre o valor do selo no Brasil.


Através da computação gráfica, o selo – Homenagem ao Real - tem no fundo cores que representam o Brasil e as ilustrações, em traços, trazem a ideia de construção de uma nova fase da economia. No início da seta, que possui o formato de uma escada – representando a subida rumo à estabilização econômica no Brasil – há alusão à nova moeda sendo desenhada. O topo desse indicador alcança o mapa do Brasil, demonstrando crescimento nacional devido ao Plano Real, representado pelo símbolo “R$”.


As sugestões de selos no Brasil podem ser formalizadas através do sistema “Sua Ideia Pode Virar Selo”, disponível no site dos Correios, entidade vinculada à pasta. O processo de sugestões encerra-se sempre no final do mês de novembro, quando os Correios fazem uma pré-seleção dos temas.


No início do ano seguinte, os motivos temáticos dos Selos Postais Comemorativos e Especiais do Brasil são selecionados pela Comissão Filatélica Nacional dos Correios e o respectivo Programa de Selos Postais (PSP) – esse homologado pelo Ministério das Comunicações.


Em novembro deste ano será aberto o processo para propostas de novos selos comemorativos para o ano de 2026. Até o dia 30, os Correios vão receber as sugestões através do site.


Com tiragem de 12 mil blocos, a peça postal – 30 anos do Real - está disponível na loja virtual e nas principais agências da estatal, e é comercializada pelo valor facial de R$ 2,55 (1º Porte de Carta).


Plano Real


A reforma monetária de 1º de julho de 1994 instituiu a nova moeda nacional e marcou o fim de um processo inflacionário crônico de mais de 25 anos.


O plano foi lastreado em ideias desenvolvidas por professores da PUC-RJ no início dos anos 1980 e implementado por um time econômico que tinha como núcleo vários dos professores daquele departamento.

A inflação, que em junho de 1994 chegou a 47,5%, caiu para 6,84% no primeiro mês após o início da circulação da moeda. Desde 1996, a inflação anual brasileira tem se mantido, com raras exceções, em um dígito apenas.


Por: Ministério das Comunicações (MCom)

2 views0 comments

Comentários


bottom of page